O Brasil Rural conversou com Fernando Hercos Valicente, Pesquisador Embrapa Milho e Sorgo, sobre um eficiente produto biológico, com nome comercial de Spodovir, desenvolvido pela Embrapa em parceria com empresa Suíça Andermatt Bocontrol e com total eficiência no combate à lagarta-do-cartucho (Spodoptera frugiperda).
De acordo com o pesquisador essa lagarta tem até 10 gerações no ano. Sua voracidade em atacar, desfolhando a planta, ainda pequena, reduz o crescimento da planta, e com isso prejudica a lavoura.
Ele explica que o produto funciona com o manejo biológico, através do uso de organismos vivos, que agrega ao controle biológico, como principal ação no combate dessa praga. Não é recomendável o uso de superdose ou subdose, que pode levar à resistência da praga, e matar o agente natural. Para esse produto é recomendável 50 gramas por equitare para ser pulverizado.
“Quanto menor a lagarta, maior a mortalidade, porque esses vírus têm ação por ingestão. A lagarta tem que raspar a folha, ele não é químico que age por contato", esclarece ainda o pesquisador.
Ouça a entrevista no player.