Já falamos outras vezes sobre as PANC, o que são e seus benefícios para a alimentação. Mas uma publicação recente da Universidade de São Paulo (USP), já disponível para download, traz receitas saborosas feitas com plantas como beldroega, cambuquira, capuchinha, folha de batata-doce e taioba.
Sobre a publicação, o Brasil Rural desta quarta-feira (7) conversou com Gabriela Rigote, pesquisadora da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP. Mas por que aproveitamos tão pouco esse potencial das PANC, plantas alimentícias não convencionais?
Segundo a pesquisadora, a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) lançou em 2019 um relatório detectando que há mais 6 mil plantas comestíveis no mundo, mas apenas 200 são consumidas. Ou seja, mais de 3 mil espécies são ainda pouco exploradas.
“Fizemos a produção do e-book com objetivo de aproximar as PANC na alimentação do dia a dia, a partir de receitas fáceis, e com as PANC mais tradicionais por serem mais facilmente encontradas. E trazendo também informações gerais sobre cada uma delas", fala Gabriela.
Ouça a entrevista completa no player acima. Clique aqui para baixar o e-book.
Na entrevista, ela cita ainda como encontrar essas pancs na natureza e junto aos pequenos produtores. E alerta também para os cuidados com algumas espécies que podem ser venenosas. Daí a importância do preparo.