Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Vinícola no RS é a pioneira na América Latina a usar energia solar

Com 600 painéis fotovoltaicos, a Vinícola Guatambu Estância do Vinho tem a capacidade de gerar 100% da energia do empreendimento.

Brasil Rural

No AR em 05/10/2021 - 08:06

Nesse tempo de economia de energia elétrica e com a busca cada vez maior de energia limpa, o diretor-proprietário da Vinícola Guatambu, Valter José Potter, conta ao Brasil Rural quais as vantagens que o investimento de energia solar pode trazer para os negócios.

De acordo com o empresário, o investimento para construir o parque solar, no início, é bastante oneroso.  O retorno fica incorporado ao patrimônio, que por volta dos 6 ou 7 anos é possível ficar sem custo, cuidando apenas da manutenção do equipamento.

Ainda segundo o empresário, pela sua experiência, ele aconselha a fazer por demanda do setor, instalar a energia por etapas, com pequenos projetos, porque não precisa de licenciamento ambiental e também a exigência da distribuidora para grandes projetos acima de 1 megawatt é muito maior em termos de equipamentos.

“Fizemos inicialmente um piloto de 18 placas, que funcionou tão bem durante dois anos. Então resolvemos fazer o investimento para a vinícola que são 600 placas. Foi tão bom o resultado, que depois colocamos um segundo projeto para abastecer outras demandas da fazenda, de bomba elétrica, de pivot central, e agora estamos no terceiro projeto para abastecer o sistema de grãos”, relata Potter.

Ouça a entrevista no player acima.

Criado em 05/10/2021 - 08:16

Mais do programa