Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Pesquisadores desenvolvem método para obter camarão em pó

Técnica mantém o sabor e o aroma do pescado e traz vantagens como transporte e conservação

Brasil Rural

No AR em 30/11/2021 - 11:06

A engenheira de pesca Janaína de Paula Costa, mestra e doutora em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela Universidade Federal do Ceará (UFC), falou ao Brasil Rural sobre o processo que desenvolveu para produzir camarão em pó desidratado.

Segundo ela, essa técnica já é utilizada em vários outros alimentos. E a ideia de transformar o camarão em pó, através do processo de secagem, tem como objetivo melhorar a tecnologia de conservação desse alimento. O camarão é altamente perecível e tem grande quantidade de água, o que leva à deteriorização mais rápido. Por isso, o camarão desidratado facilita o armazenamento, o transporte, dispensando a refrigeração e facilitando também o consumo.

Produzir Camarão em pó mantém o sabor, aroma e trás vantagens como facilitar o transporte, melhorar a tecnologia de conservação, para que tenha uma vida comercial maior, entre outras.
A pesquisadora e engenheira de pesca, Janaína de Paula Costa, fez parte da equipe que desenvolveu a nova técnica. Foto: Arquivo pessoal

 

“Eu vejo um potencial muito grande. É uma técnica já utilizada no Brasil em outros alimentos, que preserva muito as características do produto e não se perde ao longo do processo”, defende.

Ouça a entrevista no player acima.

Brasil Rural vai ao ar, de segunda a sexta-feira, às 5h, pelas rádios Nacional AM BrasíliaNacional AM Rio e Nacional da Amazônia, e às 4h (horário local) pela Nacional do Alto Solimões; sábado, às 6h (horário local), pela Rádio Nacional do Alto Solimões e, às 7h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional da Amazônia.

Tags:  camarão em pó

Criado em 30/11/2021 - 06:00

Mais do programa