Em função da crise de energia e agora com a guerra na Ucrânia, os principais países produtores e exportadores de fertilizantes e defensivos do mundo sofreram nas suas plantações, o que afeta o Brasil uma vez que o país é o quarto maior importador e depende do mercado internacional .
Para falar sobre essa escassez de fertilizantes, o Brasil Rural conversou com Luca Werneck Brasil Lachica, CEO da Insumos Agrícolas.
Segundo Luca Lachica, a falta de insumos já vem acontecendo desde o ano passado e com a guerra entre Rússia e a Ucrânia, o Brasil está vivendo uma situação bastante delicada.
Ainda, de acordo com ele, o pais depende muito das importações, grande parte vem da China, Rússia e alguns países da América do Sul. Mas temos algumas alternativas, que seria comprar de outros países , que já estão entrando no mercado brasileiro, como Venezuela e Vietinã, para que não tenhamos tanta dependencia de Rússia e China
“A demanda brasileira de fertilizantes é muito grande. A escala de fertilizantes é muito grande, as pessoas que entram para o mercado da agricultura, vem crescendo a cada ano. E a produção interna de fertilizantes não acompanha o mercado.”
Ouça a entrevista no player acima.