Nesses 50 anos do Dia Mundial do Meio Ambiente, vamos entender como o agronegócio pode ajudar o país preservando o meio ambiente.
Para falar sobre esse tema, o Brasil Rural conversou com Beto Mesquita, Membro da Coalizão Brasil (GE). Diretor de Políticas e Relações Institucionais do BVRio e fundador do Diálogo Florestal.
Segundo o especialista, o Brasil é uma potência agroambiental, por termos um capital natural: temos floresta, água, clima. Temos uma biodiversidade sem a qual o potencial agropecuário não seria possível.
Ainda de acordo com o diretor, a pecuária é um grande desafio para o país, porque temos uma grande porcentagem das pastagens brasileiras, que são pastagens no sistema extensivo, pois temos poucas cabeças por hectare. O que é pouco pelo potencial que o Brasil tem de pastagens.
Beto Mesquita fala também sobre o plano de baixo carbono que é oferecido ao pecuarista, para que ele possa reformar suas pastagens, investir no aumento da produtividade e ainda deixar áreas que podem ser recuperadas, contribuindo no aumento da sua produção, e na preservação do meio ambiente.
Ouça a entrevista no player acima.