Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Cientistas criam sistema para redução de vazamento no abastecimento de água

Cientistas da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) criaram um sistema de controle adaptativo de pressão que reduz vazamentos nos ductos e diminui o consumo de energia elétrica.

Brasil Rural

No AR em 03/08/2022 - 09:28

O pesquisador Thommas Flores, falou ao Brasil Rural de hoje, que os atuais sistemas de abastecimento de água são aleatórios e variantes no tempo, considerando os horários de maior ou de menor consumo.

 A aplicação de técnicas clássicas, que consideram o sistema estático, não funciona adequadamente, explica Thommas Flores, um dos desenvolvedores do sistema.

Ainda segundo ele, a técnica facilita as operações, uma vez que há um aprendizado contínuo por parte do sistema de controle. Dispensando que um técnico de uma concessionária se dirija, a cada mudança na rede de abastecimento de água, até o local onde está o sistema de bombeamento, a fim de realizar intervenção para que tudo funcione normalmente.

Por meio de inteligência artificial, o sistema apreende a dinâmica de abastecimento de água e define a velocidade mais adequada de rotação das bombas que injetam água na tubulação, a fim de manter a distribuição da água com a pressão adequada

Ouça a entrevista no player acima.

Criado em 03/08/2022 - 10:13

Mais do programa