Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Imagens de satélite são eficazes em análises sobre avanço da fronteira agrícola

Imagens de satélite da missão Sentinel-2 têm se mostrado eficazes em análises com enfoque no avanço da fronteira agrícola

Brasil Rural

No AR em 17/11/2023 - 11:55

Nesta edição do Brasil Rural, vamos falar sobre o uso de imagens do satélite da missão Sentinel-2 para análises do avanço das fronteiras agrícolas no Brasil. Os dados usados frequentemente em estudos relacionados à detecção de desmatamento e queimadas.

Uma pesquisa publicada recentemente por cientistas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) obteve precisão de até 96% na utilização do sistema para mapear culturas agrícolas no Cerrado.

Segundo maior bioma da América do Sul, o Cerrado registrou mensalmente neste ano recordes de desmatamento, pressionado principalmente pelo Matopiba – fronteira agrícola que abrange Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia –, onde há aumento da abertura de áreas de vegetação nativa para conversão em pasto e plantio de grãos.

O bioma é o que tem a menor porcentagem de áreas protegidas integralmente e regras ambientais estaduais mais flexíveis. Nesse sentido, a obtenção de informações precisas sobre o uso e cobertura da terra é essencial para monitorar mudanças e subsidiar políticas agroambientais.

Ouça no player acima.

 

Criado em 17/11/2023 - 12:00

Mais do programa