Ele viajou por vários estados com peças teatrais escritas, dirigidas e, muitas vezes, interpretadas por ele mesmo, mas foi no campo da música que José Fortuna se destacou. Escreveu mais de 2 mil músicas e compôs versões de canções paraguaias, aproximando o país vizinho com a música brasileira. Como interpréte, gravou dezenas de discos ao lado do Irmão Euclides Fortuna, com quem formou a dupla Zé Fortuna e Pitangueira. 31 anos após sua morte, ocorrida em 1983, José Fortuna ainda está entre os autores mais gravados no segmento da música sertaneja.
Confira a entrevista com Iara Fortuna, filha do cantor e compositor José Fortuna. Ela contou como foi a vida e a carreira do pai e os desafios que ele teve que vencer à época para promover a música sertaneja de raíz. Ouça.
Ouça o Brasil Rural, de domingo a sexta-feira às 6h e aos sábado às 7h nas rádios Nacional de Brasília e Nacional da Amazônia. O programa também é transmitido aos sábados, às 05h, na Rádio Nacional do Alto Solimões (horário local).