Quatorze estados brasileiros buscam selo de área livre da Peste Suína Clássica. O selo é reconhecido pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) e é fundamental para a abertura de novos mercados. Sobre o assunto o programa Brasil Rural entrevistou o presidente da Comissão de Suinocultura da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), Iuri Pinheiro Machado.
Confira também: Termina no dia 6 de maio o prazo para inscrição no Cadastro Ambiental Rural
A Peste Suína Clássica (PSC) é uma doença hemorrágica, que causa alta mortalidade e problemas de fertilidade, como aborto. Ela atinge somente suídeos, não havendo possibilidade de transmissão ao ser humano. Seu impacto na suinocultura é grande, uma vez que contaminado pela doença, o animal deve ser sacrificado.
Na entrevista, Iuri Pinheiro Machado explica que Goiás registrou o último caso da doença na década de 90 e que tanto criadores quanto órgãos de fiscalização têm tomado todas as providências para manter a área livre da PSC. Ouça a entrevista no player acima!
O Brasil Rural vai ao ar de segunda a sexta e aos domingos às 6h e sábado às 7h, nas rádios Nacional de Brasília e Nacional da Amazônia. O programa também é transmitido aos sábados às 05h na Rádio Nacional do Alto Solimões (horário local).