O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) está oferecendo curso pela internet para proprietários de imóveis rurais que ainda têm dúvidas sobre o preenchimento do Cadastro Ambiental Rural (CAR) e sobre as exigências do Código Florestal Brasileiro. O curso é gratuito e surgiu depois do baixo índice de adesão dos donos de terras rurais ao cadastramento.
Em entrevista ao Brasil Rural, o secretário executivo do Senar, Daniel Carrara, explicou aos ouvintes que enviaram suas dúvidas ao programa, que preencher o cadastro é fácil, mas exige atenção. "O cadastro é relativamente simples, mas o produtor precisa conhecer bem a sua propriedade”.
Carrara disse que o curso foi criado por causa da baixa adesão dos donos de terras rurais ao CAR. “O produtor tinha até maio de 2015 para fazer (o cadastramento) e como poucas propriedades estavam preparadas, poucos produtores estavam aptos a fazer esse cadastro, foi prorrogado para maio de 2016 e com essa intenção. O Senar está disponibilizando a capacitação em modalidade EAD, Educação à distância, para que o produtor, o técnico, o agrônomo consigam fazer esse cadastro”, explicou.
O Cadastro Ambiental Rural surgiu como uma exigência do Código Florestal Brasileiro que entrou em vigor em 2012. Além de falar sobre o CAR, Daniel Carrara tirou dúvidas de ouvintes sobre quais propriedades não precisam recuperar áreas desmatadas ou aquelas que têm menos exigências.
Saiba como fazer o cadastro Ambiental Rural
Cadastro Ambiental Rural é prorrogado até maio de 2016