No Mercado e Cotação dessa terça-feira (25) o especialista em agronegócio, professor e economista da Central Internacional de Análises Econômicas e de Estudos de Mercado Agropecuário (Ceema/Dace/Unijui), Argemiro Luís Brum, fez uma análise do mercado nos produtos que têm maior impacto nas cotações internacionais e que fazem parte do nosso dia a dia, como o arroz e o feijão.
Segundo o professor, no final de novembro, os preços do arroz continuam em alta, ganhando 1,23% de aumento. “A impressão que dá é que a elevação dos preços começam a perder fôlego lentamente”, explica.
Ainda de acordo com o especialista, no mercado do feijão, a situação é relativamente estável, mas os preços seguem em alta. "No curto prazo a situação é delicada em algumas regiões do país devido ao excesso de chuvas. A soja e o milho, que são os produtos carro chefe da nossa produção agrícola em volume, estão em situações bem diferentes. A falta de liquidez do consumidor brasileiro leva a cortes nas compras de final de ano, inclusive na alimentação, o que gera impacto na pecuária, especialmente da carne bovina", avalia.
Acompanhe, todas as terças, o Mercado e Cotações dentro do Programa Brasil Rural.
O programa é transmitido de segunda a sexta e aos domingos, às 6h; e sábado; às 7h, nas rádios Nacional de Brasília e Nacional da Amazônia.
Brasil Rural discute aposentadoria rural
Brasil é mais rural do que acreditamos, mostra estudo