Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Assistência Técnica e Extensão Rural é tema de seminário em Brasília

Seminário reúne e difunde boas práticas de Assistência Técnica e

A assistência técnica e extensão rural foi tema de seminário nacional que aconteceu em Brasília na última semana. Sobre o assunto, o programa Brasil Rural conversou com o Coordenador de Inovação e Sustentabilidade da Secretaria de Agricultura Familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Hur Ben Correa da Silva.

 

A proposta do seminário era agrupar e compartilhar boas praticas em Assistência Técnica e Extensão Rural, ideias que vem dando certo na prática do campo. Em formato inédito no Brasil, o seminário selecionou 57 das 300 práticas inscritas para compôr o Caderno Nacional de Boas Práticas edição 2015.

 

O coordenador explica que a Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) é fundamental para o desenvolvimento das técnicas de manejo e hoje os esforços estão em identificar onde estão as evoluções. “Novos conhecimentos estão na pesquisa agropecuária e nas organizações estaduais de pesquisa. Nós temos 19 estados que têm instituições estatuais de pequisa agropecuária e que pesquisam muito próximo da agricultura familiar. Agora, nós temos também conhecimento na agricultura em todos aqueles que fazem agricultura. Existe uma riqueza de conhecimento muito grande nos próprios agricultores, nas suas formas de fazer agricultura, porque o agricultor está sempre experimentando, está sempre indo atrás de soluções”, explica.

 

Segundo o coordenador, a proposta é que as soluções se tornem conhecidas e estejam disponíveis para outros agricultores. "Apesar de hoje o conhecimento ser mais facilmente difundido, o maior desafio continua sendo ampliar a abrangência do serviço Assistência e Extensão Rural e promover o avanço na agricultura  através do conhecimento e da inovação".

 

O Caderno Nacional de Boas Práticas edição 2015 estará disponível no portal do Ministério do Desenvolvimento Agrário com o contato dos técnicos responsáveis pelas boas práticas, criando uma rede de comunicação e de divulgação dessas práticas.

 

O Brasil Rural é transmitido de segunda a sexta e aos domingos, às 6h, e sábado, às 7h, nas rádios Nacional de Brasília e Nacional da Amazônia.



Criado em 08/12/2015 - 19:30 e atualizado em 08/12/2015 - 17:33

Mais do programa