Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Programa estimula empreendedorismo no meio rural

O Empreender e Inovar, da Emater-DF, oferece apoio administrativo,

O trabalhador rural precisa ter um olhar administrativo e empreendedor da sua produção para garantir sua lucratividade. Para falar sobre o assunto, o programa Brasil Rural conversou com Argileu Martins, presidente da Empresa de Assistência e Extensão Rural do Distrito Federal (Emater-DF), que explicou aos ouvintes sobre o Programa Empreender e Inovar, que auxilia o produtor na gestão do empreendimento.

 

Segundo ele, a atividade agropecuária é a atividade econômica de maior risco, pois, além de estar sujeita a todas as variações de mercado, também depende das incontroláveis variações climáticas. Cada produtor rural pode ser considerado um empreendedor.

 

Ouça também:

 

Empreendedorismo: consultora ensina como “tirar uma ideia do papel”

 

Argileu Martins explicou que o Programa Empreender e Inovar nasceu da necessidade de complementar o trabalho realizado pela Empresa de Assistência e Extensão Rural, que é levar cada vez mais a tecnologia de gestão para propriedades, associações e cooperativas no meio rural. O objetivo do programa é fortalecer a gestão dos empreendimentos coletivos e individuais para que os produtores possam maximizar sua produtividade e se apropriar da renda do seu trabalho.

 

O presidente da Emater-DF contou que, ao participar do programa, o produtor recebe apoio e orientação administrativa, contábil e jurídica.

 

“Esse programa vai permitir ao agricultor organizar o seu custo de produção, verificar qual é o custo fixo que ele tem, se ele tem funcionário, quanto que esse funcionário custa, o investimento que ele fez no equipamento, como que ele vai amortizando esse investimento que ele fez ao longo dos anos. Enfim, o programa vai permitir ao produtor entender, inclusive, qual é a remuneração do trabalho dele no negócio”, destacou.

 

O projeto está começando com sete empreendimentos no DF. As primeiras organizações foram selecionados através de um processo seletivo e novas parcerias estão sendo procuradas para ampliar a capacidade de atendimento. Atualmente, o Empreender e Inovar já possui parceria com a Universidade de Brasília, mas a demanda é grande.

 

O programa é composto por três fases. No primeiro momento, a equipe faz um diagnóstico do empreendimento. A partir do diagnóstico, sempre junto com o produtor e a família, trabalha-se o plano de gestão. Depois da implementação do plano, acontece o período de acompanhamento e de atualização.

 

Mais informações podem ser encontradas nos escritórios e no site da Emater, clicando aqui.

 

O Brasil Rural é transmitido de segunda a sexta e aos domingos, às 6h, e sábado, às 7h, nas rádios Nacional de Brasília e Nacional da Amazônia.



Criado em 24/02/2016 - 14:31 e atualizado em 24/02/2016 - 11:32

Mais do programa