Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Emater intensifica ações para a realização do CAR no Distrito Federal

O Cadastro Ambiental Rural deve ser feito em todas as propriedades

O Cadastro Ambiental Rural (CAR) é um registro eletrônico obrigatório para todas os imóveis rurais. O prazo limite para o cadastramento é 5 de maio e muitos produtores ainda não realizaram o cadastro. Argileu Martins, presidente da Emater-DF, conversou com o Brasil Rural sobre a ação de governo que está facilitando o cadastro no Distrito Federal.

 

A ação de governo conjunta da Emater-DF, da Secretaria de Meio Ambiente e da Secretaria de Agricultura está organizando uma série de atividades, mutirões e atendimentos para assistir os produtores rurais na realização do CAR. A ação tem como foco os produtores que tem o apoio governamental respaldado por lei, ou seja, os produtores com propriedades de até 4 módulos fiscais.

 

“O CAR é o primeiro passo para cada produtor rural adequar ambientalmente a sua propriedade, no aspecto da reserva legal, da área de preservação permanente e, enfim, deixar adequada ambientalmente a sua propriedade para que nós possamos demonstrar mais uma vez que é possível, e no Distrito Federal a gente insiste nisso, preservar e produzir.” explica o presidente da Emater-DF.

 

Os técnicos da Emater foram treinados e capacitados pela área de meio ambiente da empresa e pelo Instituto Brasília Ambiental. Recursos adicionais estão sendo utilizados para garantir a adequação ambiental e a legalidade para que os produtores continuem a prestar seu serviço. Os produtores que não se cadastrarem dentro do prazo perderão benefícios propostos no Código Florestal e também podem ter dificuldades de acessar crédito.

 

O CAR é apenas o primeiro passo para a adequação, depois ainda serão realizados programas para implementar as ações necessárias para aquela propriedade se tornar ambientalmente adequada.

 

O produtor pode realizar o cadastramento no site www.car.gov.br ou procurar assistência nos escritórios da Emater.

 

Sintonize o Brasil Rural, de segunda a sexta e aos domingos às 6h e sábado às 7h, nas rádios Nacional de Brasíliae Nacional da Amazônia. O programa também é transmitido aos sábados às 5h na Rádio Nacional do Alto Solimões (horário local). A apresentação é de Marcelo Ferreira.



Criado em 03/03/2016 - 13:45 e atualizado em 03/03/2016 - 10:44

Mais do programa