Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Produção de cupuaçu se desenvolveu e ganhou espaço entre produtores da Amazônia

A vida últil do cupuaçuzeiro nativo é longa, podendo produzir a partir

A produção de cupuaçu se desenvolveu e ganhou espaço entre produtores da Amazônia. A vida últil do cupuaçuzeiro nativo é longa, podendo produzir por muitos anos se for bem cuidado.

 

Para falar sobre as características e a importância econômica desta planta nativa da Amazônia, o Brasil Rural convidou a pesquisadora da Embrapa Amazônia Ocidental, em Manaus, Amazonas, Aparecida Clarete. Ela explica que a planta nativa pode ser considerada em processo de domesticação, porque as pesquisas já estão bem avançadas em relação a outras plantas originária da Amazônia.

 

Ela lembra que a origem do cupuaçu é a região do Marabá, no Pará, mas já vem sendo cultivado há algum tempo em outras regiões. "Desde a década de 70, o cupuaçu começou a ganhar espaço e interesse dos produtores e aí a cultura se desenvolveu muito. Hoje, o forte da produção é a polpa e a semente tem utilidade na indústria de cosméticos. No entanto, o importante hoje é a polpa congelada para a produção de suco, bolos, néctar, iogurte e se comparada com o cacau, o percentual de polpa é bem maior do que o fruto do cacau", explica.

 

Confira na íntegra as informações sobre o cupuaçu nesta entrevista ao Brasil Rural, com apresentação de Marcelo Ferreira, na Rádio Nacional de Brasília.



Criado em 31/03/2016 - 21:10 e atualizado em 31/03/2016 - 18:04

Mais do programa