Para falar sobre o papel das mulheres no campo, o Brasil Rural desta sexta-feira (14) celebrou o Dia Internacional das Mulheres Rurais, comemorado no sábado (15), com uma entrevista muito especial. Conversamos com o representante da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) no Brasil, Alan Bojanic, sobre a Campanha de Empoderamento das Mulheres Rurais e suas Comunidades. A ação, que começou dia 1º vai até o dia 17 de outubro, e pode ser acompanhada por aqui. Busque pelas redes sociais envolvidas e participe!
A Campanha é promovida pela Plataforma de Conhecimento sobre Agricultura Familiar da FAO, em parceria com instituições do Uruguai e Argentina e o apoio da Reunião Especializada sobre Agricultura Familiar (REAF) do Mercosul. Dentre os direitos abordados estão: de acesso à terra e às raízes; de tomada de decisão e liderança; de terem vida livre de violência; e de gozar da paz, do desenvolvimento e da educação.
Dados nacionais indicam que as mulheres representam quase que a metade da população rural brasileira – são 14,1 milhões, enquanto os homens somam 15,6 milhões. Nas lavouras, reservas extrativistas, comunidades quilombolas e indígenas de todo o Brasil, há mulheres responsáveis pela organização produtiva local. Segundo dados do Censo Demográfico mais recente, as trabalhadoras rurais são responsáveis pela renda de 42,4% das famílias do campo. Índice superior ao observado nas áreas urbanas, de 40,7%.
Clique, no player acima, para ouvir a entrevista.
O programa Brasil Rural vai ao ar de segunda a sexta-feira, de 6h às 7h, aos sábados, às 7h, e nos domingo, às 6h, pela Rádio Nacional AM de Brasília. A apresentação é de Marcelo Ferreira.