Mais de 400 pessoas de 30 países participam até sexta-feira (28) do 39º Congresso Mundial da Vinha e do Vinho, que acontece pela primeira vez no Brasil, mais precisamente em Bento Gonçalves (RS). O evento promovido pela Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV) - entidade que reúne 46 países membros - é considerado o mais importante do segmento vitivinícola do mundo.
Clique no player acima e confira a entrevista.
Para falar sobre a produção nacional e a programação do evento, o Brasil Rural desta quarta-feira (26) bateu um papo com um dos coordenadores do congresso e pesquisador da Embrapa Uva e Vinho, Fernando Protas. Com o tema central "Vitinicultura: avanços tecnológicos frente aos desafios do mercado", o congresso apresentará ainda 350 trabalhos científicos selecionados nas áreas de enologia, economia e direito, e segurança e saúde.
Também integram a programação, jantares harmonizados em diferentes vinícolas da Serra Gaúcha e as visitas técnicas, distribuídas em cinco roteiros enoturísticos como, por exemplo, a Rota dos Espumantes, em Garibaldi. Na segunda-feira (24), o congresso contou com a participação do ministro da Agricultura do Brasil, Blairo Maggi.
O Brasil Rural vai ao ar de segunda a sexta-feira, de 6h às 7h, sábado, às 7h, e domingo, às 6h, pela Rádio Nacional AM de Brasília. A apresentação é de Marcelo Ferreira.
Aplicativo ajuda produtor rural a se adequar ao Código Florestal
Pesquisa de mestrado desenvolve técnica para recuperação do Cerrado