Para falar sobre a criação de búfalos no cerrado, o Brasil Rural desta segunda-feira (10) entrevistou o zootecnista da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal (Emater-DF), Aécio Prado. Ele apresentou uma série de vantagens para o produtor, além de confirmar a boa aceitação dos produtos derivados de búfalo no mercado.
Por ano, o DF produz cerca de 110 mil litros de leite e 12 toneladas de carne. Mesmo com rebanho menor que o de outras unidades da Federação, como o Pará, a produção local ultrapassa estados como Piauí, Sergipe e Roraima de acordo com dados do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).
Na criação de bubalinos, o leite é mais caro, mas a aceitação no mercado é maior. A carne é mais leve e saudável. De acordo com a Associação Brasileira de Criadores de Búfalos (ABCB), a carne de búfala tem 40% menos colesterol e 55% menos calorias do que a bovina.
Clique no player acima e confira a entrevista
O programa Brasil Rural vai ao ar de segunda a sexta-feira, de 6h às 7h, aos sábados, às 7h, e nos domingo, às 6h, pela Rádio Nacional AM de Brasília. A apresentação é de Marcelo Ferreira.
Alunos cultivam frutos nativos para recuperação da caatinga
Pesquisadores criam aparelho que identifica agrotóxicos em alimentos