A farinha de trigo produzida no Distrito Federal vem ganhando espaço entre as panificadoras locais. O produto usado na região foi geneticamente melhorado pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), que possui três variedades do alimento: BRS 254, BRS 264 e BRS 394.
De acordo com informações da Embrapa, os grãos da BRS 394, lançada em 2015, apresentam qualidade industrial voltada à panificação. Com essa farinha, as panificadoras conseguem produzir, em média, 15% a mais com um quilo de matéria-prima, já que podem adicionar água sem comprometer a qualidade do pão, pois essas variedades apresentam alta força de glúten, o que permite maior rendimento da farinha.
Para falar sobre os grãos BRS 394 e toda a produção, o Brasil Rural desta terça-feira (22) entrevistou o engenheiro agrônomo da Cooperativa Agropecuária da Região do Distrito Federal (Coopa-DF), Claudio Malinski. "O melhor trigo do Brasil com certeza é produzido no Cerrado. A umidade do ar é bastante baixa, as noites são bastante frias o que permite ao trigo atingir um alto percentual de produção e de qualidade", afirma.
Ouça a entrevista completa no player acima.
O Brasil Rural vai ao ar, de segunda a sexta-feira, de 6h às 7h, sábado, às 7h, e domingo, às 6h, pela Rádio Nacional AM de Brasília. A apresentação é de Marcelo Ferreira.
Olimpíada do Conhecimento: Tecnologia rural do IFB Planaltina é destaque