O Brasil Rural desta quarta-feira (25) foi até o estado do Alagoas conversar com o presidente da Cooperativa Agropecuária Regional de Palmeira dos Índios (Carpil), Luciano Monteiro, sobre um programa de intercâmbio para jovens agricultores que vem dando certo por lá.
Na edição 2017, que começa em fevereiro, 20 produtores e 20 produtoras percorrerão em 13 dias 8.400 quilômetros entre os estados de Alagoas, Bahia, Distrito Federal, Paraná e São Paulo.
Os intercambistas vão visitar entidades, cooperativas e assentamentos que desenvolvem projetos inovadores na agricultura familiar, incluindo Empresas de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emateres), previamente selecionados. Também vão conhecer produções orgânicas que poderão servir de modelo para o desenvolvimento sustentável de suas propriedades. As visitas serão divididas por grupos, como núcleo econômico, agroecologia, leite, artesanato, fruta e hortaliça.
Em grande parte do nordeste brasileiro, o associativismo tem feito a diferença na vida desses jovens. "Para o pequeno, médio e grande produtor a única saída é o associativismo e o cooperativismo. O primeiro para que ele possa buscar políticas públicas e o cooperativismo para que o produtor possa fazer o seu negócio, comprar bens para que precise produzir e vender bem sua produção. É preciso levar isso para as escolas e envolver os jovens", acredita Monteiro.
Mais informações podem ser obtidas com o presidente da Carpil pelo e-mail lucianmonteiro@yahoo.com.br ou pelo telefone (82) 99986-0747.
Clique no player acima, para ouvir a entrevista.
O Brasil Rural vai ao ar às 6h, de segunda à sexta e aos domingos e às 7h no sábado, pela Rádio Nacional AM Brasília.