No Brasil Rural desta quarta-feira (8) vamos falar sobre uma ideia pra lá de criativa de um produtor no interior de SP que usa o sistema de aquaponia para produção de hortaliças e criação de peixes. Ainda pouco difundido no Brasil, o sistema é usado em países com pouca disponibilidade de água doce e por praticantes da agricultura urbana. O modelo é bem simples e pode ser usado em espaços pequenos.
Quem explica mais é o produtor rural Jair Simão Ferreira, ex-presidente da Associação de Pescadores de Santa Isabel (Apasian), que também realiza o projeto. No sistema usado por Simão, a água passa de um tanque a outro por meio de sifões e leva junto os dejetos dos peixes. No último tanque a água passa por um processo de decantação. Depois vai para um filtro artesanal coberto de papiros. Já com nitrato, a água irriga as plantas e depois volta para os tanques de peixes.
A produção ambientalmente correta dispensa o uso de agrotóxicos e outros métodos químicos para controlar pragas e doenças. Até porque eles poderiam matar os peixes. Outro ponto positivo é que a economia de água chega a 90%, se comparada à produção convencional de hortaliças. "A horta rende mais. As alfaces orgânicas são colhidas a cada 30 dias, prazo muito menor que no convencional", comemora o produtor.
A entrevista completa, você confere no player acima. Mais informações pelo e-mail da Associação: apasian@hotmail.com
O Brasil Rural vai ao ar às 6h, de segunda à sexta e aos domingos e às 7h no sábado, pela Rádio Nacional AM Brasília.