Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Aprenda técnicas de irrigação para o uso racional da água

Anote aí! Especialista da Embrapa dá dicas de como enfrentar a crise

O Brasil Rural desta quarta-feira (22) volta a falar sobre sistemas eficientes e manejo correto da irrigação em tempos de crise hídrica no DF. Seja por técnicas mais simples e baratas, como o gotejamento, ou reuso da água, o pesquisador da Embrapa Hortaliças, Marcos Braga, cita inclusive o "mulching" para cobertura do solo. 

 

“A irrigação representa uma fatia pequena no custo de produção do agricultor, quando comparada à adubação, mão de obra e outros gastos. Por isso, na maioria dos casos, o erro é sempre por irrigar em excesso”, contextualiza Braga ao enfatizar que, além do desperdício, uma quantidade exagerada de água pode ser mais prejudicial que benéfica, visto que desconsidera a demanda hídrica de cada cultura para se manter em uma situação de conforto.

 

Em relação as hortaliças, que dependem muito da irrigação, a Embrapa vem trabalhando para o desenvolvimento de novas cultivares que produzam com uma quantidade menor de água. Outras linhas de pesquisa buscam se antecipar às projeções climáticas para as próximas décadas.

 

Ouça no player acima, a entrevista completa.

 



O Brasil Rural vai ao ar às 6h, de segunda à sexta, e às 7h no sábado, pela Rádio Nacional AM Brasília.

 



Criado em 22/02/2017 - 10:53 e atualizado em 22/02/2017 - 10:11

Mais do programa