Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Acompanhe a série sobre o carnaval e a música de concerto no Caderno de Música

Nesta edição, o destaque para a Sinfonietta Seconda, de Ernani Aguiar, e o famoso “Carnaval de Veneza”, de Paganini

Caderno de Música

No AR em 17/02/2018 - 11:45

O Caderno de Música deste sábado (17) traz terceiro e último programa da série sobre carnaval e a música de concerto

Foram muitos os compositores, tanto brasileiros quanto estrangeiros, que se apropriaram de ritmos do nosso país em obras consideradas clássicas. Muitos desses ritmos brasileiros são característicos do nosso carnaval, como o samba, o frevo, maracatu, entre outros. 

O compositor mineiro Ernani Aguiar possui uma obra que representa muito bem o nosso carnaval: a Sinfonietta Seconda, Carnevale. Essa foi composta a pedido do maestro Roberto Duarte, para ser apresentada na Alemanha durante o carnaval de 2003. A obra tem no nome de seus movimentos os principais ritmos do carnaval brasileiro, são eles: Samba, Frevo, Marcha Rancho e Escola de Samba.

E a festa do carnaval sempre foi muito presente também na vida dos compositores europeus. A Itália é, talvez, o país que mais contribuiu para a propagação do carnaval. Do renascimento até os dias de hoje, as cidades de Veneza, Florença e Roma, por exemplo, são conhecidas por seus festivos carnavais e seus tradicionais bailes de máscaras. A famosa melodia “Carnaval de Veneza”, baseada na canção do folclore italiano “O mamma, mamma cara”, foi utilizada como tema por diversos compositores, como Jean Baptiste Arban e o gênio do violino, Niccolo Paganini.

O Caderno de Música vai ao ar neste sábado, às 11h45, na MEC FM.

Criado em 15/02/2018 - 19:18 - Episódio Caderno de Música 17/02/2018

Mais do programa