Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Caderno de Música explica o "Tema com Variações"

O programa fala sobre uma das formas mais utilizadas na música de concerto: o tema com variações, e traz alguns exemplos bem conhecidos neste formato.

Caderno de Música

No AR em 24/03/2018 - 11:45

O Caderno de Música deste sábado (24) traz último programa sobre a forma musical “Variações”. Lembrando que para ouvir os últimos programas sobre o assunto, basta acessar a página do Caderno de Música no site radios.ebc.com.br.

A forma musical “Variação” possui quatro tipos básicos: o ostinato, a passacaglia, a chacona e o tema com variações, que é o mais conhecido de todos.

O “tema com variações” é considerado a mais importante forma de variação por ter sido largamente empregada por compositores até os dias atuais. A identificação de um tema com variações é simples:  primeiro, devemos observar o tema principal, que pode ser tanto uma melodia original como um tema já composto por outro compositor, ou um mesmo uma melodia folclórica. Depois que esta melodia é apresentada de forma direta, podemos perceber suas variações a cada vez que a melodia principal repete. Dentre as modificações que um compositor pode fazer a cada repetição de um tema estão, por exemplo, a inclusão de ornamentos à melodia e variações no ritmo, na harmonia e na instrumentação.

No programa, ouça trechos da famosa "Rapsódia sobre um tema de Paganini", de Sergei Rachmaninoff, e da música-tema do programa: o “Guia de Orquestra para Jovens”, ou “Variações sobre um tema de Purcell”, de Benjamin Britten.

Caderno de Música vai ao ar neste sábado, às 11h45, na MEC FM.

Criado em 22/03/2018 - 12:01 - Episódio Caderno de Música 24/03/2018

Mais do programa