O Caderno de Música deste domingo (19) traz mais uma edição da série “Biografias”, e destaca a trajetória artística de Johannes Brahms.
Johannes Brahms nasceu em Hamburgo, na Alemanha, em 7 de maio de 1833 em uma família com poucas condições financeiras. Ele teve suas primeiras lições musicais com seu pai e, durante a adolescência, tocava piano em tavernas para ajudar no sustento da família. O jovem prodígio, porém, sabia de todo o seu potencial e almejava o devido reconhecimento e prestígio. Com aproximadamente 20 anos de idade, Brahms parte em turnê para diversas regiões da Europa, e trava contato com importantes personalidades do meio musical, como o compositor Franz Liszt e o violinista Joseph Joachim, de quem ficou amigo pelo resto da vida e para quem dedicou o seu concerto para violino.
Durante o período em que viveu na Alemanha, Brahms até chegou a receber certa fama como pianista, mas não conseguiu o mesmo reconhecimento como compositor. Isso ocorreu, em partes, devido à sua oposição aberta aos princípios estéticos da Nova Escola Alemã, representada principalmente por Wagner e Liszt. Foi somente em 1863 que ele finalmente adquire uma posição de grande influência como diretor da Singakademie de Viena. A partir daí, Brahms escreve algumas de suas composições mais importantes, como as suas peças de câmara, as Variações sobre um tema de Haydn, e o Réquiem Alemão, que lhe proporcionou fama internacional.
Confira mais da vida e obra do compositor no Caderno de Música, que vai ao ar neste domingo, às 12:30, na Rádio MEC. Esta edição contou com a apresentação de Sidney Ferreira, com texto, pesquisa e produção de Carina Amorim.