Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Caderno de Música fala sobre as Rapsódias

Conheça algumas das principais características do gênero, com exemplos de obras de Václav Tomášek e Franz Liszt

Caderno de Música

No AR em 29/09/2018 - 11:45

O Caderno de Música deste sábado (29) fala sobre as principais caracteristicas das Rapsódias. O termo vem da literatura e quer dizer “recitação de poema”. Trata-se de fragmentos ou citações de cantos épicos ou de qualquer composição poética ou folclórica. 

Semelhante à literatura, na música, a rapsódia também consiste em citações ou variações de alguma obra. Ela é formada a partir de trechos melódicos extraídos de outras obras vocais ou instrumentais, muitas vezes oriundos de temas tradicionais ou folclóricos. 

O termo “rapsódia” foi usado pela primeira vez como título musical somente na primeira metade do século 19, pelo compositor tcheco Václav Tomášek. Ele escreveu um grupo de seis peças para piano e intitulou Raphsodies.

As rapsódias mais conhecidas são as que possuem melodias extraídas de canções de determinadas regiões ou países. Dentre elas, destacam-se as famosas “Rapsódias Húngaras”, de Franz Liszt. Compostas entre 1846 e 1853, estas rapsódias de Liszt são constituídas por 19 obras para piano baseadas em temas populares húngaros. Posteriormente, algumas destas rapsódias receberam versões para grupos de câmara ou até mesmo para grandes orquestras, principalmente a “Rapsódia número 2”, que é a mais famosa de todas e já foi utilizada em comerciais, filmes e até desenhos animados.

O Caderno de Música vai ao ar no sábado, às 11h45, na MEC FM.

Criado em 27/09/2018 - 14:46 - Episódio Caderno de Música 29/09/2018

Mais do programa