Em 2025, celebramos os 150 anos de nascimento de Maurice Ravel. Sua música, refinada e inovadora, reflete influências do impressionismo e do neoclassicismo, com obras marcantes que permanecem no repertório até hoje. E na edição do Caderno de Música deste domingo (9), pela série “Biografias”, confira alguns aspectos da vida e obra deste grande nome da música do século XX.
Maurice Ravel nasceu em 7 de março de 1875, em Ciboure, no sul da França, perto da fronteira com a Espanha. Seu pai, um famoso engenheiro suíço, e sua mãe, de ascendência basca, tiveram grande influência em sua educação e sensibilidade musical. Aos 14 anos, Ravel ingressou no Conservatório de Paris, onde estudou com Gabriel Fauré. Embora talentoso, sua independência artística e experimentação harmônica nem sempre foram bem recebidas, resultando em algumas tentativas frustradas de vencer o Prix de Rome, um dos maiores concursos musicais franceses que já existiu. Apesar disso, a música de Maurice Ravel logo se destacou pela originalidade e refinamento.
Confira mais no Caderno de Música, que vai ao ar neste domingo, às 12h30, na Rádio MEC. O programa contou com a apresentação de Sidney Ferreira, com texto e produção de Carina Amorim.