O Caderno de Música deste sábado (24) destaca mais um tipo de Música Programática: o Poema Sinfônico.
A Música Programática busca contar uma história ou retratar uma paisagem através da música. O gênero foi amplamente utilizado a partir do período Romântico e fez oposição à Música Absoluta, que é o tipo de composição que não faz alusão a nenhum outro fator extramusical. Portanto, se concentra em transformar em música uma imagem ou um fato, seja ele fictício ou real.
Os principais tipos de música programática são: a “música incidental”, a “abertura de concerto”, a “sinfonia descritiva” (que foi abordada no programa passado) e o “poema sinfônico”, que será o destaque desta edição. Criado por Liszt, o poema sinfônico é uma composição em estilo livre e possui apenas um único movimento. Para dar continuidade às partes de seus poemas sinfônicos, Liszt utiliza-se de um tema que se apresenta diversas vezes e de maneira variada durante toda a música. A esta modificação de um tema recorrente, Liszt chamava de transformação temática.
Foram compositores de poemas sinfônicos, ainda, Camille Saint-Saëns, Modest Mussorgsky, Richard Strauss, Paul Dukas e Bedřich Smetana, que, em seu célebre conjunto de seis poemas “Ma Vlast” (Minha Pátria), ele relembra as paisagens da região da Boemia, onde nasceu, e, em especial o rio Moldava, retratado no segundo poema da série.
Ouça trechos de importantes Poemas Sinfônicos no Caderno de Música, que vai ao ar sábado, às 11h45, na MEC FM.