Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Saiba o que é um Poema Sinfônico no Caderno de Música

O programa fala sobre mais um tipo de Música Programática e traz as principais características de um Poema Sinfônico

Caderno de Música

No AR em 24/11/2018 - 11:45

O Caderno de Música deste sábado (24) destaca mais um tipo de Música Programática: o Poema Sinfônico.

A Música Programática busca contar uma história ou retratar uma paisagem através da música. O gênero foi amplamente utilizado a partir do período Romântico e fez oposição à Música Absoluta, que é o tipo de composição que não faz alusão a nenhum outro fator extramusical. Portanto, se concentra em transformar em música uma imagem ou um fato, seja ele fictício ou real.

Os principais tipos de música programática são: a “música incidental”, a “abertura de concerto”, a “sinfonia descritiva” (que foi abordada no programa passado) e o “poema sinfônico”, que será o destaque desta edição. Criado por Liszt, o poema sinfônico é uma composição em estilo livre e possui apenas um único movimento. Para dar continuidade às partes de seus poemas sinfônicos, Liszt utiliza-se de um tema que se apresenta diversas vezes e de maneira variada durante toda a música. A esta modificação de um tema recorrente, Liszt chamava de transformação temática.

Foram compositores de poemas sinfônicos, ainda, Camille Saint-Saëns, Modest Mussorgsky, Richard Strauss, Paul Dukas e Bedřich Smetana, que, em seu célebre conjunto de seis poemas “Ma Vlast” (Minha Pátria), ele relembra as paisagens da região da Boemia, onde nasceu, e, em especial o rio Moldava, retratado no segundo poema da série.

Ouça trechos de importantes Poemas Sinfônicos no Caderno de Música, que vai ao ar sábado, às 11h45, na MEC FM.

Criado em 23/11/2018 - 12:49 - Episódio Caderno de Música 24-11-18

Mais do programa