Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Balé "O Quebra-Nozes" é destaque do Caderno de Música deste sábado.

Programa traz um pouco da história deste balé, tradicional nas apresentações de Natal

Caderno de Música

No AR em 22/12/2018 - 11:45

Faltam poucos dias para o Natal e, para entrar no clima desta grande festa, o Caderno de Música deste sábado (22) vai falar sobre o balé mais executado nesta época do ano: "O Quebra-Nozes", de Tchaikovsky.

“The Nutcracker”, ou “O Quebra-Nozes”, é um balé em dois atos de Tchaikovsky, apresentado pela primeira vez em 18 de dezembro de 1892 no Teatro Mariinsky, em São Petersburgo, então a capital da Rússia imperial. Em diversas regiões do mundo, a apresentação do Balé “O Quebra-Nozes” é praticamente uma peça obrigatória durante as programações artísticas de fim de ano.

Esta obra é baseada numa adaptação de Alexandre Dumas para a história “O Quebra-Nozes e o Rei dos Ratos”, do escritor russo Ernst Hoffman. O balé conta a história de uma ingênua e meiga garotinha chamada Clara, que, na noite de Natal, ganha de presente um quebra-nozes em formato de um soldadinho. Clara adormece e, em seu sonho, o objeto, mesmo quebrado, ganha vida, transforma-se num príncipe, derrota um exército de ratos e acaba em um reino mágico cheio de guloseimas. Este universo de aventura e fantasia do balé “O Quebra-Nozes” é dançado ao som da linda composição de Tchaikovsky, com inúmeras passagens famosas, como a dança russa, o Trepak, a Marcha, a “Dança da Fada Açucarada” e a conhecidíssima “Valsa das Flores”.

Ouça trechos deste balé no Caderno de Música. Sábado, às 11h45, na MEC FM.

Criado em 21/12/2018 - 11:18 - Episódio Caderno de Música 22/12/2018

Mais do programa