Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Conheça mais alguns compositores de música para cinema

Caderno de Música segue com o especial sobre a Academia do Oscar e destaca os compositores Herrmann, Korngold e Max Steiner

Caderno de Música

No AR em 16/02/2019 - 11:45

O Caderno de Música deste sábado (16) segue com o especial sobre a Academia de Cinema, também conhecida como Oscar, e destaca mais alguns importantes e premiados compositores de trilha sonora: Herrmann, Korngold e Max Steiner

É importante ressaltar que a cerimônia do Oscar nem sempre serve de parâmetro para avaliar a qualidade artística de um compositor. Existem grandes nomes da música para cinema que nunca receberam a tão famosa estatueta ou não ganharam tanto quanto mereciam. Porém, também é fato que esta premiação já revelou ao mundo grandes compositores, inclusive brasileiros, que antes não eram tão reconhecidos dentro do mercado. 

Um dos nomes mais importantes até a década de 1950 era o austríaco Max Steiner. Com três prêmios Oscar e 18 indicações, ele é autor de mais de 300 composições para cinema. Steiner recebeu o Oscar pelas composições dos filmes “O delator”, de 1935, “A estranha passageira”, de 1942 e “Desde que partiste”, de 1944. Porém, as suas obras de maior destaque (e que, por incrível que pareça, não ganharam a estatueta) foram as trilhas dos filmes “Casablanca”, de 1942, “King Kong”, de 1933, e “E o vento levou”, de 1939.

E já que estamos falando dos compositores do início da cerimônia do Oscar, que teve sua primeira edição em 1929, vale a pena ressaltar o nome do austríaco naturalizado norte-americano Erich Wolfgang Korngold. Autor de balés, concertos, sonatas, músicas de câmara e óperas, Korngold já foi elogiado por ninguém menos do que Gustav Mahler, e teve obras gravadas por artistas como Nicolai Gedda e Renée Fleming. Seu nome se tornou famoso nos Estados Unidos após ter escrito três trilhas de sucesso, das quais duas ganharam a estatueta do Oscar: “Adversidade”, de 1936, e “As aventuras de Robin Hood”, de 1938. 

E por último, o programa vai falar de um dos mais importantes compositores de trilha sonora para cinema: Bernard Herrmann, que também é um dos mais injustiçados, não só dentro da Academia de Cinema, como também em outras premiações. O único Oscar que Herrmann recebeu foi pelo filme “O Homem Que Vendeu a Alma”, de 1941, que não é nem de perto o seu trabalho mais reconhecido. Ele compôs prestigiadas trilhas em parceria com grandes diretores, como “Cidadão Kane”, de Orson Wells, “Fahrenheit 451”, de François Truffaut, e “Taxi Driver”, de Martin Scorsese. Porém, a parceria de maior sucesso de Bernard Herrmann foi com o “Mestre do Suspense” Alfred Hitchcock, em filmes como “O homem que sabia demais”, “Um corpo que cai” e a famosíssima trilha de “Psicose”, uma das mais conhecidas da história do cinema.

Ouça mais no Caderno de Música. Sábado, às 11h45, na MEC FM.

Criado em 15/02/2019 - 12:52

Mais do programa