Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Conheça alguns oratórios de Natal no Caderno de Música

Programa segue falando sobre os principais gêneros clássicos usados em fim de ano

Caderno de Música

No AR em 21/12/2019 - 11:45

O Caderno de Música deste sábado (21) segue falando sobre os oratórios e apresenta algumas obras do gênero compostas para o Natal

Ouça no player acima.

O oratório é um tipo de composição vocal com conteúdo narrativo, com uma estrutura que se assemelha à das óperas, com árias, coros e recitativos, porém raramente com encenações. Os oratórios podem possuir um caráter tanto sacro quanto profano, embora a maioria tenha sido escrita para festividades religiosas, como a Páscoa e o Natal.  

Apesar de ser um gênero predominantemente barroco, muitos compositores de outros períodos também escreveram oratórios, inclusive específicos para o Natal. É o caso da Abertura de Natal, do oratório “Vom Himmel hoch”, escrito em 1833 por Otto Nicolai; “Um oratório de Natal sueco”, do compositor contemporâneo Fredrik Sixten e o “Oratório de Noel”, opus 12, escrito em 1858 por Camile Saint-Saens.

Conheça mais no Caderno de Música. Sábado, às 11h45, na MEC FM.

Tags:  oratório Natal

Criado em 20/12/2019 - 11:32

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Mais do programa