A edição do Caderno de Música deste domingo (16) apresenta mais uma edição da série “Música e Outras Artes”, em que explora as conexões da música com outras formas de expressão. Nesta edição, o destaque será para a “Divina Comédia”, de Dante Alighieri, um dos grandes épicos da literatura mundial.
Escrita no século XIV, a "Divina Comédia" descreve a jornada do próprio Dante pelos três reinos do pós-vida: o Inferno, o Purgatório e o Paraíso. Em sua estrutura e simbolismo, a obra nos conduz a reflexões sobre a condição humana, a justiça divina e a redenção. Ao longo dos séculos, a "Divina Comédia" se tornou fonte de inspiração para compositores, que recriam em suas músicas todo esse ambiente dantesco, como a "Sinfonia Dante", de Franz Liszt, e o balé "Dante", do compositor britânico contemporâneo Thomas Adès.
Franz Liszt, um visionário da música romântica, fascinado por temas espirituais e filosóficos, encontrou na "Divina Comédia", de Dante, uma de suas obsessões. A sua "Sinfonia Dante", composta em 1856, reflete essa inspiração e é dividida em dois movimentos principais: o "Inferno" e o "Purgatório", encerrando com um coro final que sugere o "Paraíso".
Mais de um século e meio depois de Liszt, “A Divina Comédia” ganha novas sonoridades em nossa época. O balé “Dante”, do compositor contemporâneo Thomas Adès, foi composto para a produção do "The Dante Project", coreografado por Wayne McGregor para o Royal Ballet. O balé de Adès teve sua estreia em 2021 na Royal Opera House. Dividido em três partes – Inferno, Purgatório e Paraíso –, o compositor reflete musicalmente as paisagens alternadamente sombrias e luminosas da "Divina Comédia".
Esta edição do Caderno de Música teve a apresentação de Sidney Ferreira; texto e produção de Carina Amorim; e assistência de produção de Camila Macedo. O programa vai ao ar neste domingo, às 12h30, na Rádio MEC.