Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Especial 280 anos de Jean Paul-Égide Martini, no Caderno de Música

O programa apresenta também um pouco do álbum “Respighi: Pines, Fountains & Festivals of Rome”, vencedor do BBC Music Magazine Awards de 2021

Caderno de Música

No AR em 29/08/2021 - 14:30

O Caderno de Música deste domingo (29) comemora os 280 anos de nascimento do compositor clássico alemão Jean Paul-Égide Martini. 

Johann Paul Aegidius Martini (também conhecido como Jean Paul-Égide Martini ou até mesmo Martini Il Tedesco), nasceu na cidade alemã de Freystadt, em 31 de agosto de 1741 e iniciou na música ainda na infância. Aos 16 anos, atuava como organista na escola jesuíta onde estudava e, com menos de 25 anos, muda-se para a França, onde constrói uma carreira de sucesso. Além de trabalhar para patronos particulares e no Theatre de Monsieur, Martini tornou- se professor do conservatório, e compositor, músico e diretor da orquestra da corte, realizando diversos concertos para a Rainha.

Apesar de não ter sua obra tão divulgada quanto deveria, Martini possui um diversificado catálogo musical com diversas peças de câmara, orquestral e para banda, além de vários tratados e mais de 10 óperas e outras músicas vocais. Porém, de toda a sua produção artística, o seu trabalho mais famoso é, sem dúvidas, a obra “Plaisir d’amour”, que serviu de base para a famosa canção pop "Can't Help Falling in Love", cantada por Elvis Presley.  

E o programa também traz um pouco do álbum que acaba de ganhar o BBC Music Magazine Award de 2021, na categoria de melhor CD orquestral: "Respighi: Pinheiros, Fontes e Festivais de Roma”, lançado em julho de 2020 pelo grupo Sinfonia de Londres e o maestro John Wilson. Este conjunto foi reinaugurado em 2018 e é constituído por alguns dos mais importantes instrumentistas do Reino Unido. Com o objetivo de criar performances únicas, o Sinfonia de Londres está lançando o seu terceiro álbum. E, assim como os outros dois discos anteriores, este CD dedicado à trilogia romana de Ottorino Respighi vem recebendo os mais importantes prêmios e elogios da crítica especializada, ficando em primeiro lugar nas paradas clássicas do Reino Unido. 

O Caderno de Música vai ao ar neste domingo, às 14h30, na MEC FM.

Criado em 28/08/2021 - 10:50

Mais do programa