Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Especial "150 anos de Rachmaninoff", no Caderno de Música

O programa destaca alguns álbuns lançados no início de 2023 e inteiramente dedicados ao compositor

Caderno de Música

No AR em 31/03/2023 - 17:57

O Caderno de Música deste domingo (02) celebra os 150 anos de nascimento de Rachmaninoff, que nasceu em primeiro de abril de 1873. Confira, no programa, alguns álbuns lançados no início de 2023 e inteiramente dedicados ao compositor.

Rachmaninoff nasceu em primeiro de abril de 1873, na Rússia. Ele foi um pianista virtuoso, considerado um dos mais influentes do século XX. Com um estilo fundamentalmente russo, sua música possui grande influência de Tchaikovsky, que foi seu ídolo na juventude, carregando, assim, uma certa melancolia própria do Romantismo. Posteriormente, Rachmaninoff foi muito influenciado por Balakirev e Mussorgsky, ambos integrantes do famoso movimento nacionalista intitulado Grupo dos Cinco. 
Boa parte das principais obras de Rachmaninoff destaca a sonoridade do piano, como é o caso dos seus concertos, prelúdios, estudos, sonatas, além da famosa “Rapsódia sobre um tema de Paganini”, que será apresentado no programa pelo pianista Josef Bulva, a Orquestra Sinfônica da Bratislava, sob a regência de Bystrik Rezucha. A gravação pertence ao álbum intitulado “Sergei Rachmaninoff: The Masterpieces”, lançado no início de 2023, com as principais obras do compositor romântico russo. 

O programa traz, também, uma das obras mais desafiadoras de Rachmaninoff: o Concerto para piano, número 3, que o compositor dedicou a seu amigo de longa data, Josef Hofmann, considerado por muitos como o maior pianista de sua época. O pianista Abbey Simon, falecido em 2019, realizou uma das principais gravações desta obra, conseguindo transmitir as ideias de Rachmaninoff com extrema facilidade e com um som suave e claro. O áudio foi remasterizado e lançado no início deste ano, com a Orquestra Sinfônica de Saint Louis e o maestro Leonard Slatkin.

O Caderno de Música vai ao ar neste domingo, às 14h30, na MEC FM.

Criado em 31/03/2023 - 17:57

Mais do programa