O Caderno de Música deste domingo (16) traz mais uma edição da série A Música Clássica pelo Mundo, com destaque para três compositores da Dinamarca: Buxtehude, Niels Gade e Carl Nielsen.
O compositor barroco Dietrich Buxtehude nasceu em Helsingborg, na Dinamarca, em 1637. O músico, porém, possuía ascendência alemã e seu nome está fortemente associado ao alto barroco alemão. Buxtehude foi organista e fazia grande sucesso em suas apresentações, em especial nas Músicas Noturnas, que eram concertos de música religiosa realizados nas noites de domingo. Sua obra, em especial as suas peças para órgão, influenciou compositores de quase toda a Europa, como é o caso de Johann Sebastian Bach, que frequentemente assistia aos seus concertos e recebia orientação do grande mestre do órgão.
Diferente de Buxtehude, que está mais associado à música alemã, o compositor Niels Gade foi um dos grandes representantes da música dinamarquesa. Ele nasceu em Copenhague em 1817, e inicialmente pretendia seguir a profissão de marceneiro, mas sua paixão pela música o levou a se tornar um violinista talentoso. Conhecido por suas composições sinfônicas, Niels Gade teve uma carreira de destaque como maestro e professor, tornando-se uma figura proeminente na cena musical da Dinamarca. Influenciado pelos compositores românticos, como Mendelssohn e Schumann, além da música folclórica dinamarquesa, Gade deixou um legado duradouro na música dinamarquesa, compondo oito sinfonias, um concerto para violino, música de câmara, peças para órgão e piano, e várias cantatas.
E, por último, o programa apresenta um dos principais compositores dinamarqueses de toda a história: Carl Nielsen. Considerado o Sibelius Dinamarquês, Nielsen nasceu na ilha de Funen, em 9 de junho de 1865. E mesmo vindo de uma família bem humilde, demonstrou aptidão musical desde muito cedo. Ele estudou no Conservatório Real de Copenhague com Niels Gade, e atuou como segundo violinista na Orquestra Real Dinamarquesa. A música de Nielsen foi inicialmente influenciada por seu professor Niels Gade, além dos compositores Brahms e Grieg, mas, ao longo de sua produção, o compositor foi adquirindo um estilo próprio, experimentando progressões tonais e divergindo dos padrões da época. Ele faleceu em 1931, e se tornou a figura central na música dinamarquesa. Seu nome é tão importante para a cultura de seu país, que seu retrato já esteve até mesmo estampado nas notas dinamarquesas.
O Caderno de Música vai ao ar neste domingo, às 14h30, na MEC FM.