O Caderno de Música deste domingo (17) traz mais uma edição da série “Elementos da Música”, e apresenta algumas características da Missa, gênero musical que surgiu dos rituais cristãos de mesmo nome. O destaque será para as missas compostas desde o período medieval até o início do Romantismo.
Elaborada originalmente para acompanhar a liturgia católica, a missa consiste em uma obra vocal composta basicamente pelas seguintes partes: Kyrie, Gloria, Credo, Sanctus et Benedictus e Agnus Dei.
O primeiro destaque do programa será a "Messe de Nostre Dame" de Guillaume de Machaut, compositor que viveu na França durante o século 14 e produziu numerosas composições no estilo medieval da época. Apesar de não ter sido primordialmente um compositor de música sacra, sua "Messe de Nostre Dame" é tida como a primeira missa completa escrita por um único autor de que se tem notícia.
Com o tempo, já no renascimento, as Missas passam a se apresentar musicalmente mais leves, e a melodia a ter maior liberdade. Esse é o caso desta “Missa em memória do Papa Marcelo”, composta por Giovanni Pierluigi da Palestrina.
Depois do Renascimento, surgiram Missas em variados estilos e para ocasiões diversas. No vibrante período barroco, destaca-se o nome imponente da música, o luterano Johann Sebastian Bach. Ele criou a grandiosa "Missa em Si menor", aclamada como a suprema obra no estilo "missa cantata". Nessa composição, os instrumentos ganharam maior independência, vozes solistas brilharam e partes como o “Gloria” e o “Credo” foram subdivididas em movimentos distintos.
Assim como Bach no esplendor do período barroco, os luminosos expoentes do Classicismo – Haydn, Mozart e Beethoven – também consagraram suas habilidades à música sacra. Como exemplo, destacamos a "Missa Nelson" de Haydn, a majestosa "Missa da Coroação" de Mozart, e a "Missa Solemnis", uma das obras supremas de Beethoven, frequentemente associada ao início do período Romântico.
O Caderno de Música vai ao ar neste domingo, às 14h30, na Rádio MEC.