Considerado um dos principais compositores de ópera do século 18, Giuseppe Gazzaniga foi um grande nome da história da música clássica italiana. Ele nasceu em Verona, Itália, no dia 5 de outubro de 1743, e nos deixou em 1 de fevereiro de 1818, na cidade de Crema. Gazzaniga começou sua jornada musical como um jovem talentoso que, inicialmente, estava destinado ao sacerdócio, atendendo ao desejo de seus pais devotos. No entanto, a paixão pela música o levou a seguir uma carreira diferente: o compositor começou seus estudos musicais em Veneza e depois no Conservatório de Sant'Onofrio, em Nápoles. Foi lá que ele teve a oportunidade de aprender com mestres renomados, como Niccolò Piccinni e Nicola Porpora.
Gazzaniga fez sua estreia na ópera com a obra 'Il barone di Trocchia' no Teatro di San Carlo, em 1768. Ele passou a década seguinte compondo principalmente óperas na Itália e, em alguns momentos, viajou para Dresden, Viena e Praga. Entre as suas mais de quarenta óperas (na maioria cômicas), a mais famosa foi 'Don Giovanni Tenorio', escrita em 1787, possivelmente uma inspiração para o famoso “Don Giovanni”, de Mozart, baseado no mesmo libreto de Giovanni Bertati.
A partir de 1791, Gazzaniga mudou seu foco para a música sacra e tornou-se diretor musical da Catedral de Crema, na Lombardia. Ele compôs várias obras neste estilo, incluindo cantatas, oratórios e missas, deixando uma marca significativa no repertório sacro.
O Caderno de Música vai ao ar neste domingo, às 14h30, na MEC FM.