Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Conheça a história de Margaret Bonds, no Caderno de Música

Programa traz a vida e obra deste importante nome da música clássica afro-americana do século XX

Caderno de Música

No AR em 03/03/2024 - 14:30

Em celebração ao aniversário de Margaret Bonds, a edição do Caderno de Música deste domingo (3) traz mais uma edição da série “Biografias”, com um pouco da vida e obra da compositora e pianista norte-americana. 

Nascida em 3 de março de 1913, Margaret Bonds pertenceu a uma família relativamente rica em Chicago, e seu nome ficou marcado na história tanto por suas obras quanto por sua atuação em movimentos negros norte-americanos, sendo uma grande defensora da justiça social e racial. Sua carreira foi marcada por pioneirismo; ela se tornou a primeira solista afro-americana a se apresentar com a Orquestra Sinfônica de Chicago, além de ser uma das primeiras artistas negras a alcançar reconhecimento em seu país.

Bonds dedicou sua vida à promoção de artistas negros e suas composições frequentemente refletiam as questões raciais de sua época, atestando seu ativismo fervoroso pela igualdade racial e social. Entre suas realizações significativas está a fundação da Margaret Bonds Chamber Society, dedicada à execução de obras de compositores clássicos negros, e a Allied Arts Academy em 1936, uma instituição educacional para jovens afro-americanos em Chicago.

Sua obra, rica e diversificada, foi influenciada por gêneros musicais como o jazz e o blues, abrangendo desde peças orquestrais a musicais teatrais e arranjos de espirituais tradicionais afro-americanos. Com aproximadamente duzentas obras a seu crédito (apesar de muitas terem sido perdidas), Bonds também desempenhou um papel crucial no desenvolvimento do teatro musical clássico do século XX.

O Caderno de Música vai ao ar neste domingo, às 14h30, na Rádio MEC. 

Criado em 01/03/2024 - 11:00

Mais do programa