No último mês de novembro, a lista com os indicados ao cobiçado Grammy de 2025 foi anunciada, movimentando o público e trazendo alguns nomes brasileiros bastante conhecidos, como Hamilton de Holanda concorrendo na categoria de Melhor Álbum de Jazz Latino, e Milton Nascimento como Melhor Álbum Vocal de Jazz. Enquanto aguardamos a premiação, que está prevista para fevereiro de 2025, que tal revisitarmos algumas produções que brilharam na edição anterior? O Caderno de Música deste domingo (8) traz alguns álbuns que venceram em categorias voltadas à música clássica no Grammy de 2024.
O Grammy Awards é uma das premiações mais importantes do mundo da música, reconhecendo gravações e artistas de diversos estilos. Criada em 1959, a cerimônia celebra o que há de mais significativo na música, com categorias que vão do pop ao jazz, passando, é claro, pela música clássica. Entre as mais de noventa categorias, algumas são dedicadas exclusivamente ao repertório erudito, premiando tanto músicos quanto produções que se destacam no cenário internacional. Em 2024, a 66º edição do Grammy Awards ocorreu em 4 de fevereiro, em Los Angeles.
Na categoria de “Melhor Performance Orquestral”, que reconhece gravações excepcionais do repertório sinfônico, o prêmio foi para o álbum “Adès: Dante”, com a Filarmônica de Los Angeles, sob a regência de Gustavo Dudamel. Já na categoria de “Melhor Performance de Música Coral”, o álbum vencedor do Grammy de 2024 foi o “Reconnaissance”, dedicado às obras corais de Kaija Saariaho, uma das mais celebradas compositoras contemporâneas.
E por último, o programa destaca a categoria de “Melhor Performance de Solista Instrumental Clássico”, dedicada a gravações de solistas que mostram excelência em performances de obras para instrumento solo, seja em um concerto ou em um trabalho mais intimista. O álbum vencedor de 2024 nesta categoria foi “The American Project”, que traz uma interpretação impressionante da pianista Yuja Wang em duas obras de compositores contemporâneos.
O Caderno de Música vai ao ar neste domingo, 12h30, na Rádio MEC.