Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Conheça um pouco da história e características do piano no Caderno de Música

No repertório, obras de Chopin, Liszt e Beethoven

Na transição do século XVII para o XVIII, Bartolomeo Cristofori, italiano conhecido pelos cravos que construía, buscava a elaboração de um mecanismo que proporcionasse maior variedade de dinâmica para o cravo, já que o instrumento não permitia que o intérprete tivesse controle sobre a intensidade do som.  Então, aproximadamente em 1709, Cristofori chegou ao que ele mesmo chamou de “gravicembalo com piano e forte”. O próprio nome do instrumento já enfatizava uma de suas funcionalidades: a capacidade do instrumentista poder comandar a dinâmica, do som mais piano, ou seja, de um som fraco, ao mais forte. Nascia assim, o Piano, tema do Caderno de Música deste sábado (27).

 

Diferente do cravo, no qual um mecanismo é acionado para pinçar as cordas quando tocamos o seu teclado, no piano, o mecanismo, também controlado pelo teclado, aciona um conjunto de martelos que percute nas cordas. Aliás, este é um fator que possibilita inúmeras classificações para o piano, uma vez que, além de ser um instrumento de teclado, o piano também é um instrumento de cordas e de percussão. Não é à toa que, quando inserido na orquestra, o piano costuma se localizar atrás dos violinos e próximo ao naipe de percussão.

 

Antigamente, o teclado do piano era feito de marfim, mas, com a proibição da utilização desta matéria-prima já na segunda metade do século 20, as teclas passaram a ser feitas de resina plástica de boa qualidade. Atualmente, os pianos costumam ter 88 teclas, entre sustenidos e bemóis, que são as teclas pretas, e as notas naturais, representado pelas teclas brancas. Além do teclado, o piano ainda possui três pedais: o da direita libera a vibração das cordas, contribuindo para a sustentação do som das notas e provocando um efeito chamado “legato”. Já o pedal da esquerda provoca um leve desvio do martelo que acaba não tocando as cordas por completo, em um efeito mais suave chamado “una corda”. Enquanto o pedal do meio, o “sostenuto”, serve para sustentar o som apenas da nota que é tocada no momento em que o pedal é acionado. O pedal com efeito legato é muito utilizado nas obras daquele que é considerado um dos maiores compositores para piano e pianista de todos os tempos: Frédéric Chopin. O compositor polonês escreveu quase que exclusivamente para o instrumento em vários formatos, como mazurcas, valsas, baladas e prelúdio.

 

No programa, além de Chopin, serão apresentadas obras de grandes compositores que escreveram para piano, como Mozart, Beethoven, Liszt, entre outros.

 

Caderno de Música vai ao ar aos sábado, às 11h30, na MEC FM Rio.



Criado em 26/06/2015 - 21:13 e atualizado em 26/06/2015 - 17:33

Mais do programa