Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Caderno de Música faz um especial do Dia da Música Clássica

O programa participa das comemorações do Dia Nacional da Música

Caderno de Música deste sábado (05) participa das comemorações do Dia Nacional da Música Clássica.

 

Em 2009, foi instituído o dia 5 de março como o Dia Nacional da Música Clássica. A escolha desta data foi por um motivo muito especial: o aniversário daquele considerado o maior compositor brasileiro de todos os tempos: Heitor Villa-Lobos.

 

Villa-Lobos nasceu em 1887 no bairro das Laranjeiras, na cidade do Rio de Janeiro, e teve seus primeiros ensinamentos musicais com o pai que o introduziu ao violoncelo, instrumento com o qual Villa-Lobos tocaria em orquestras e conjuntos de música de câmara. Mas, Villa não se restringiu apenas ao violoncelo e se dedicou também a outros instrumentos, com destaque para o violão, que aprendeu frequentando as inúmeras rodas de choro do Rio de Janeiro do início do século 20.

 

Além da música urbana carioca, Villa-Lobos é conhecido por unir à música de concerto diversas outras características da cultura brasileira, como sons típicos da nossa natureza, elementos indígenas e canções folclóricas.

 

Embora nossa expressão maior da música esteja na figura de Villa-lobos, outros compositores também contribuíram para a construção da música clássica brasileira, como Carlos Gomes, Francisco Mignone, Tom Jobim, entre outros.

 

Conheça um pouco mais da Música Clássica do nosso país no Caderno de Música. Sábado, às 11h45, na MEC FM Rio.



Criado em 04/03/2016 - 20:31 e atualizado em 06/03/2016 - 12:14

Mais do programa