Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Ouça o "Hino Acadêmico", de Carlos Gomes, no Caderno de Música

O programa responde à pergunta da ouvinte Maria Ismênia, da Tijuca

Caderno de Música deste sábado (13) responde à pergunta da ouvinte Maria Ismênia, moradora da Tijuca, zona norte do Rio de Janeiro. Ela enviou um e-mail para ouvinte@ebc.com.br e quer saber qual o motivo que levou Carlos Gomes a compor o "Hino Acadêmico".

 

Embora tenha seu nome associado, principalmente, à composição de ópera, Gomes também escreveu inúmeras modinhas, missas e hinos. Suas primeiras obras reconhecidas foram as Missas de São Sebastião e de Nossa Senhora da Conceição, a modinha "Quem sabe?" (Tão longe de mim distante) e o “Hino Acadêmico”, estes dois últimos com parceria do poeta sergipano Bittencourt Sampaio.

 

Carlos Gomes se mudou com seu irmão para a cidade de São Paulo em julho de 1859, quando estava no auge da sua juventude. Ele morou em uma república próxima à Faculdade de Direito e convivia muito com os estudantes de lá, que também eram apaixonados por música. E foi em uma das várias repúblicas que lá existiam que o compositor escreveu o famoso “Hino Acadêmico”, que será apresentado no programa.

 

Não perca! Caderno de Música. Sábado, às 11h45, na MEC FM Rio.



Criado em 11/08/2016 - 16:58 e atualizado em 13/08/2016 - 11:46

Mais do programa