Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Cinema No Ar Especial homenageia Dizzy Gillespie

A música do mito do trompete, que partiu em 6 de janeiro de 1993, encantou o cinema mundial

Cinema no Ar

No AR em 21/12/2021 - 15:23

Cinema No Ar Especial homenageia a lenda do trompete, Dizzy Gillespie, que morreu há 29 anos, em 6 de janeiro de 1993, considerado um dos três maiores nomes do jazz de todos os tempos,

No cinema, participou como dublador e ator em curtas, longas, telefilmes e series de TV. Suas músicas fizeram e continuam fazendo parte de inúmeras trilhas sonoras de cinema.

Dizzie Gillespie, trompetista e compositor, em Deauville, Normandy, France, Julho de 1991

Dizzy Gillespie começou a estudar trompete aos 12 anos de idade e tocou em várias orquestras nos anos 1930 e 1940. Ele adotou o formato big band ao longo da carreira e fez parcerias com músicos de peso, como Charlie Parker, John Coltrane, Arturo Sandoval e Lalo Schifrin. Gillespie é também autor, entre outras, de uma das mais consagradas e conhecidas músicas da história, A Night in Tunisia, de 1942. O músico e compositor era também cantor e um showman no palco.

Dizzy Gillespie nos deixou aos 75 anos de idade, em 6 de janeiro de 1993, entrando para a história como o grande mito do trompete e como verdadeira lenda do jazz.

Em homenagem a Gillespie, Cinema No Ar Especial toca a música Lady Be Good, de George Gershwin e Ira Gershwin, música que integrou a trilha sonora da comédia Anti-herói Americano (2003).

Ouça no player acima.

Cinema No Ar vai ao ar às quintas-feiras, às 18h, no programa Antena MEC, pela Rádio MEC e MEC FM.

Criado em 21/12/2021 - 15:23

Mais do programa