Cinema No Ar Especial homenageia a lenda do trompete, Dizzy Gillespie, que morreu há 29 anos, em 6 de janeiro de 1993, considerado um dos três maiores nomes do jazz de todos os tempos,
No cinema, participou como dublador e ator em curtas, longas, telefilmes e series de TV. Suas músicas fizeram e continuam fazendo parte de inúmeras trilhas sonoras de cinema.
Dizzy Gillespie começou a estudar trompete aos 12 anos de idade e tocou em várias orquestras nos anos 1930 e 1940. Ele adotou o formato big band ao longo da carreira e fez parcerias com músicos de peso, como Charlie Parker, John Coltrane, Arturo Sandoval e Lalo Schifrin. Gillespie é também autor, entre outras, de uma das mais consagradas e conhecidas músicas da história, A Night in Tunisia, de 1942. O músico e compositor era também cantor e um showman no palco.
Dizzy Gillespie nos deixou aos 75 anos de idade, em 6 de janeiro de 1993, entrando para a história como o grande mito do trompete e como verdadeira lenda do jazz.
Em homenagem a Gillespie, Cinema No Ar Especial toca a música Lady Be Good, de George Gershwin e Ira Gershwin, música que integrou a trilha sonora da comédia Anti-herói Americano (2003).
Ouça no player acima.
Cinema No Ar vai ao ar às quintas-feiras, às 18h, no programa Antena MEC, pela Rádio MEC e MEC FM.