Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Claquete celebra o centenário de Malcolm Arnold

Em homenagem ao compositor britânico o programa estreia uma série sobre suas trilhas sonoras para cinema, como para A Ponte do Rio Kwai

Claquete

No AR em 07/11/2021 - 18:00

O Claquete dessa semana (07) dá início a uma série dedicada ao grande compositor, músico e maestro britânico Malcolm Arnold, cujo centenário de nascimento é comemorado este ano.

O primeiro programa da série apresenta a premiada e memorável trilha sonora do drama de guerra A Ponte do Rio Kwai, o mais famoso trabalho de Malcolm Arnold. O longa-metragem foi dirigido em 1957 pelo ícone do cinema, David Lean, com produção de Sam Spiegel e estrelado por Alec Guiness, William Holden e Sessue Hayakawa. Nesse filme, um coronel britânico supervisiona seus subordinados, prisioneiros em um campo japonês, durante a Segunda Guerra Mundial, envolvidos na construção de uma ponte ferroviária para os seus captores. Enquanto isso, sem que ele saiba, os aliados planejam destruí-la.

A Ponte do Rio Kwai recebeu sete Oscars, incluindo o de melhor música, um Globo de Ouro e três Baftas, o mais importante prêmio do cinema britânico. A trilha sonora foi ainda indicada ao Grammy.

Malcolm Arnold nasceu em 21 de outubro de 1921, na Inglaterra, e compôs cerca de 500 músicas, incluindo 132 trilhas sonoras, nove sinfonias, duas óperas, sete balés, 20 concertos e uma infinidade de músicas de câmera, entre outros trabalhos. O artista morreu aos 84 anos de idade, em 23 de setembro de 2006.

Claquete vai ao ar aos domingos, às 18h, nas rádios MEC FM e MEC Rio, e às 23h, na Rádio Nacional FM Brasília.

Tags:  Malcolm Arnold

Criado em 05/11/2021 - 10:53

Mais do programa