O Claquete homenageia essa semana a música para cinema de Nino Rota, nos 110 anos de seu nascimento. O programa apresenta uma seleção especial de suas trilhas sonoras para filmes dirigidos por Luchino Visconti, Federico Fellini, Franco Zeffirelli e Francis Ford Coppola.
O compositor e pianista Giovanni Rota Rinaldi, que ficaria mundialmente conhecido como Nino Rota, nasceu em 3 de dezembro de 1911, em Milão, na Itália, em uma família de músicos. Menino prodígio, aos 12 anos de idade escreveu e conduziu o oratório A Infância de São João Batista. Nino Rota estudou no Conservatório de Milão e na Filadélfia, Estados Unidos. Ingressou na indústria do cinema italiano aos 22 anos de idade, em 1933.
Nino Rota escreveu cerca de 150 trabalhos, incluindo trilhas sonoras para cinema, concertos, oratórios, sinfonias, óperas, balés e música de câmara. Sua obra foi reconhecida com o Oscar, pela trilha de O Poderoso Chefão 2, e com o Globo de Ouro e o Grammy, pela música de O Poderoso Chefão. Mas foi apenas após alguns anos de sua morte que o universo da música clássica reconheceu o legado e o talento de Nino Rota. O artista morreu em 10 de abril de 1979, aos 67 anos, em Roma.
Ouça o programa completo no player acima.
Claquete vai ao ar aos domingos, às 18h, nas rádios MEC FM e MEC Rio, e às 17h, na Rádio Nacional FM Brasília.