O Concerto MEC desta segunda-feira (17) encerra a série comemorativa dos 35 anos da Rádio MEC FM diretamente do Teatro Dulcina. Esta edição traz o violonista Luis Carlos Barbieri, com um concerto com obras autorais e de compositores como Ricardo Tacuchian, Clarice Assad e Fred Schneiter.
Os concertos são gratuitos, com transmissão ao vivo do Teatro Dulcina, que fica Rua Alcindo Guanabara, 17, no Centro do Rio de Janeiro.
Programa:
Luis Carlos Barbieri, violão
- L. C BARBIERI
Prelúdio Torto Nº 1
Prelúdio Torto Nº 3
Prelúdio Torto Nº 2
- VICENTE PASCHOAL - Prelúdios Nº 1, Nº 3, Nº 2 e Nº 5 - 9 min
- ROBERTO VELASCO - Bonfanti 6 min
I – Prelúdio
II – Valsa
III – Tocata
- CLARICE ASSAD - A Tide of Living Water - 5 min
- FRED SCHNEITER - Valsas Estranhas Nº 1, Nº 2 e Nº 3 - 5 min
- RICARDO TACUCHIAN - Toccata - 8 min
Sobre o músico:
Nascido no Rio de Janeiro em 1963, o violonista estudou com Sérgio Assad por cinco anos e depois cursou Bacharelado em Violão na Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), onde também fez mestrado em Musicologia em 2012, com a dissertação “Catálogo Geral e Revisão Crítica da Obra para Violão Solo de Fred Schneiter”. Luis Carlos produziu e apresentou o programa "Violões em Foco", na Rádio MEC FM, de 2008 a 2016. Foram cerca de 400 programas, com entrevistas exclusivas e repertório inédito.
Em 2012, lançou o CD “OITIS”, dedicado às composições de Sérgio Roberto de Oliveira, com a soprano Emilia Cassiano e a flautista Maria Carolina Cavalcanti.
Dois anos depois, gravou um programa com o seu repertório para o Partituras, da TV Brasil.
Desde 2001, quando retornou às atividades como solista, ele participa de concertos no Brasil, Europa e América Latina.
Recentemente participou do projeto Movimento Violão, no SESC Consolação (SP), que será transformado em um programa da TV SESC.