Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Concerto MEC traz a estreia de O Morcego, de Strauss Filho

Programa também destaca o músico Louis Spohr

Concerto MEC

No AR em 05/04/2022 - 12:05

O programa desta terça-feira (5) destaca o compositor, violinista e regente Louis Spohr, nascido no dia 5 de abril de 1784, em Brusnvique, na Alemanha.

Outra data de destaque é a estreia da opereta O Morcego, de Johann Strauss Filho, apresentada pela primeira vez em Viena em 5 de abril de 1874.

A estreia de O Morcego

A opereta O Morcego, de Johann Strauss Filho, foi apresentada pela primeira vez em Viena, em 5 de abril de 1874. É composta de três atos, feita por Strauss com libreto de Carl Haffner e Richard Genée. A peça foi baseada no vaudeville francês O Reveillon.

O Morcego reúne música, balé e entretenimento. Na época da estreia, recebeu muitos elogios do público e da crítica, mas o reconhecimento no próprio país chegou após o sucesso no exterior.

Quem era Louis Spohr?

Batizado como Ludwig, Louis Spohr ficou conhecido pela forma francesa de seu nome, Louis, e era um conceituado violinista em sua época. Foi ele que, por volta de 1820, inventou o apoio para o queixo usado até hoje pelos violinistas. Louis Spohr também era um regente importante, sendo um dos primeiros maestros a usar a batuta. 

Compositor prolífico, Spohr produziu muitas obras em todos os gêneros, inclusive óperas como Alruna, que serviu de inspiração para uma série de variações.

Tags:  Strauss Spohr

Criado em 05/04/2022 - 11:21

Mais do programa