Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Concerto MEC homenageia Frederick Delius

Ouça uma seleção de obras do compositor inglês

Concerto MEC

No AR em 23/10/2020 - 12:00

O Concerto MEC abre o programa desta sexta-feira (23) com uma das peças mais conhecidas de Frederick Delius: Ao Ouvir o Primeiro Cuco na Primavera.

Foi escrita em 1912 e apresentada pela primeira vez há 107 anos, em Leipzig, dia 23 de outubro de 1913.

Ao Ouvir o Primeiro Cuco na Primavera, e Noite de Verão sobre o Rio são, na verdade, parte de uma obra chamada Duas Peças para Pequena Orquestra, que tem sido tocada separadamente, há muitos anos, em gravações e salas de concerto.

Ao Ouvir o Primeiro Cuco na Primavera abre com uma sequência lenta de três compassos, onde o primeiro tema é uma troca de cantos de cuco para oboé e, em seguida, para cordas.

O segundo tema, tocado pelos violinos, foi retirado de uma canção folclórica norueguesa, In Ola Valley, apresentada a Delius pelo compositor e arranjador de canções folclóricas Percy Grainger.

O Concerto MEC encerra com Paris, a canção de uma grande cidade, Suíte para Orquestra, composta por Delius em 1899 e 1900 e dedicado ao seu amigo, o maestro alemão Hans Haym.

Haym ajudou a divulgar o trabalho do então desconhecido Frederick Delius na Alemanha, antes que fossem ouvidas em sua própria terra natal, a Inglaterra.

A obra, de caráter impressionista, reflete as memórias de Delius quando morava na capital francesa.

Ouça a MEC FM no player.

Concerto MEC vai ao ar de segunda a sexta-feira, de 12h às 13h, na MEC FM

Produção: Fernando Neiva

Apresentação: Raquel Ricardo

Criado em 23/10/2020 - 08:54

Mais do programa