Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Concerto MEC homenageia os 250 anos de Ludwig Van Beethoven

O programa apresenta uma seleção de peças com tema e variações.

Concerto MEC

No AR em 13/10/2020 - 12:00

O programa desta terça-feira (13) homenageia, mais uma vez, os 250 anos de Ludwig Van Beethoven, nascido em Bonn, na Alemanha, em 17 de dezembro de 1770.

No século 18, os compositores costumavam trabalhar tendo em mente algum modelo tradicional para usar seus temas melódicos.

No linguajar moderno, esses modelos são rotulados de forma organizada, e chamados de forma-sonata, sonata-concerto ou tema e variações, dentre outros.

Este último, tema e variações, foi muito usado por Beethoven, como veremos hoje no Concerto MEC.

O modelo musical de tema e variações é um estilo formal que pode ser usado tanto para um movimento lento, como para o final de uma obra.

Pode ser utilizado também para uma peça independente, como as variações Diabelli, de Beethoven, por exemplo.

Em primeiro lugar, o compositor usa um tema, uma peça curta original, ou emprestada, como uma dança ou uma canção de ópera. Depois, vem uma série de variações que transformam e exploram aquele tema.

As variações podiam ser baseadas em uma melodia, uma harmonia, uma linha de baixo contínuo, ou até mesmo, uma combinação disso tudo.

No final do século dezoito, compreender e dominar cada modelo musical fazia parte do trabalho dos compositores, como Beethoven.

Ouça a MEC FM no player.

Concerto MEC vai ao ar toda segunda-feira, de 12h às 13h, na MEC FM

Produção: Fernando Neiva

Apresentação: Ricardo Villani

Criado em 13/10/2020 - 09:43

Mais do programa